ETAPA 6 - 2019

KARTÓDROMO BETO CARRERO

Cercada de muita expectativa, foi realizada sábado, 26/10/2019, no kartódromo Beto Carrero-SC, a sexta e última etapa do Campeonato FEKA 2019.

Como a pontuação da última etapa era dobrada, vários pilotos que disputaram a prova tinham chances de título nas 3 categorias, Geral, Super Sênior e Copa FEKA.

A prova foi realizada no traçado 2 (sentido horário), e por isso teve horários diferenciados. Treinos livres pela manhã e corrida na parte da tarde para que os pilotos pudessem conhecer o novo traçado.

A direção da prova foi realizada pela FAUESC, por determinação da FAUESC. 

A prova também marcou a nova parceria da FEKA para fornecimento de motores: a RBC foi a empresa escolhida para os motores da grande final, prova que vale pontuação em dobro.

A disputa pelo campeonato estava entre o lider (Paulo Rossetti), seguido de perto por Leandro Ferreira, Antonio Mandalozzo e Wesley Piva. Tudo estava em aberto.

Com um grid de 28 pilotos, a tomada de tempo foi realizada às 14:30h e seguindo o modelo utilizado pela FEKA, logo em seguida o pelotão foi formado diretamente na pista para largada da 1ª bateria. A pole position ficou o piloto Paulo Rossetti (kart 38), com o tempo de 56,347s. 

1ª bateria

Logo na largada as disputas começaram de forma interessante. Na primeira volta, Leandro (kart 21) chegou a assumir a ponta, mas logo em seguida, Rossetti (kart 38) recuperou a posição. Os dois eram seguidos de perto pelo piloto Wesley Piva (kart 37). Durante as primeiras 10 voltas os três primeiros colocados travaram uma disputa muito intensa e se distanciaram dos demais. No terço final da bateria, numa das curvas do miolo ao tentar ultrapassar Rossetti que liderava a prova, Leandro rodou, caindo para 7º lugar. A disputa ficou então entre o líder Rossetti e o segundo colocado Piva. Nos demais pelotões que se formaram as posições mudavam de maneira constante a cada volta.  

O piloto Paulo Rossetti confirmou a boa fase e garantiu a primeira colocação, ampliando a vantagem para os demais concorrentes. Wesley Piva (kart 37), Rafael Muller (kart 191), Leandro Ferreira (Kart 21) e Oscar Alves Neto (kart 109) foram os primeiros colocados.

2ª bateria

Conforme regulamento foi feita a inversão dos motores e também a inversão de 50% do grid. 

O piloto Felipe Wolff (kart 118) abriu larga vantagem, enquanto os demais buscavam ultrapassagens a cada curva e a cada volta. Na tentativa de uma ultrapassagem o piloto Paulo Rossetti (kart 38), que disputava o título, se envolveu em um incidente de corrida, perdendo várias posições, indo em busca de recuperação, contudo seu motor quebrou faltando 8 voltas para o final, sendo o mesmo forçado a abandonar a prova. Enquanto isso, o piloto Leandro Ferreira (kart 21) escalava o pelotão, com a sorte de tricampeão e com muita competência, em busca de mais um título, chegando em 3º lugar na segunda bateria.

Por uma diferença de 7 pontos, Leandro sagrou-se Tetra Campeão da FEKA.

Classificação final da etapa:

FEKA

  • 1º Colocado: Wesley Piva
  • 2º Colocado: Leandro Ferreira
  • 3º Colocado: Oscar Alves Neto
  • 4º Colocado: Felipe Wolff
  • 5º Colocado: Paulo Rossetti

FEKA SUPER SENIOR

  • 1º Colocado: Oscar Alves Neto
  • 2º Colocado: Antonio Mandalozzo
  • 3º Colocado: Roberto Margeon
  • 4º Colocado: Charles Bonnevialle
  • 5º Colocado: Edson Oliveira

COPA FEKA

  • 1º Colocado: Oscar Alves Neto
  • 2º Colocado: Felipe Wolff
  • 3º Colocado: Carlos Andrey
  • 4º Colocado: Wevertton Marques
  • 5º Colocado: Rafael Muller

Vale destacar que o campeonato FEKA 2019 foi o mais organizado de toda sua história, com recorde de pilotos, sendo reconhecido pela FAUESC como um dos mais organizados e disputados de 2019.

Matéria: Adalberto C. Urbanetz - Piloto FEKA licenciado