ETAPA 3 - 2019

KARTÓDROMO BETO CARRERO

A Etapa 3 dos Campeonatos FEKA 2019 e FEKA SUPER SENIOR 2019 foi realizada sábado (08/06/2019) no kartódromo Beto Carrero.

A prova, em parceria com a RA Racing, foi realizada junto com o maior endurance de rental kart de Santa Catarina (CEKI 6H). Contou com a direção de prova da RA Rancing, sob supervisão da FAUESC e motores fornecidos pela empresa Cuca Racing (São Paulo).

A prova teve transmissão ao vivo, com um show de imagens e efeitos especiais (assista aos vídeos abaixo)

Cercada de muita expectativa, gerada pelo então líder do campeonato Roberto Margeon, a prova contou com um grid formado por 29 pilotos, proporcionando inúmeras disputas com muita adrenalina na pista.

A etapa contou com 7 pilotos iniciando na FEKA e correndo de pneus novos. Pelas regras, todos pagaram um pênalti de 0,5s sobre a melhor volta na tomada de tempo e mais 5s adicionais ao tempo total de prova nas baterias 1 e 2.

Durante a tomada de tempo, um acidente envolvendo os pilotos Guilherme Sell (Kart 41) e Clodoaldo Gato (Kart 42) gerou uma bandeira vermelha quando faltavam 50s para o término do tempo da tomada. Com os pilotos devidamente atendidos, encerrou-se a tomada de tempo e foi feita a formação do grid.

Com a parada atecipada por bandeira vermelha, a formação do grid deveria levar em consideração:

1. Descartar a volta da bandeira vermelha (volta 5) e considerar até a volta 4 para todos os pilotos

2. Aplicar a penalização de 0,5s sobre a melhor volta para os pilotos com pneus novos

3. Aplicar a penalização de 5 posições por troca de motor para os pilotos que solicitaram (karts 16, 19, 42, 72, 82 e 91)

Mas por um equívoco da equipe de cronometragem, o acréscimo de 0,5s foi feito sobre o tempo total da tomada (ficou sem efeito) e a volta 5 não foi desconsiderada para os pilotos que tiveram registro desta volta e que fizeram a sua melhor volta na volta 5, caso dos karts 71 e 72. Com isso a formação do grid foi feita erroneamente, contudo para efeitos de pontuação do campeonato foi devidamente corrigida nas fichas oficiais da FEKA. Na pista a pole position ficou com Diego Dias (kart 71), mas quando corrigidos os tempos a pole ficou oficialmente com Paulo Rossetti (kart 38).

1ª Bateria

Logo na largada as disputas começaram de forma muito intensa. Após algumas voltas os 7 primeiros colocados foram se distanciando. Nos demais pelotões as posições mudavam de maneira constante a cada volta. Entre os primeiros também aconteceram algumas ultrapassagens com alternância de posições, contudo nenhum piloto conseguiu disparar na frente, ficando muito próximos até bandeirada final da bateria, que terminou de forma inesperada: Roberto Wuthstrack Jr (kart 16) e Diego Dias (kart 71) disputavam curva a curva, até que o motor do Roberto apagou há duas curvas da bandeirada final. A vitória cairia no colo do Diego Dias. Entretanto, com a penalização por pneus novos, a vitória foi de Leandro Ferreira (kart 21), seguido por Paulo Rossetti (kart 38), Diego Dias (kart 71), Antonio Mandalozzo (kart 72) e Jorge Fernandes (kart 77).

2ª Bateria 

Após a largada as disputas aconteceram de forma bastante acirrada, com muitos pilotos "passeando" na grama na primeira volta. Os pilotos que chegaram nas primeiras colocações na 1ª bateria largaram no meio do grid e começaram a escalada de posições em busca de melhores colocações, o que proporcionou uma prova com muitas ultrapassagens e um belo espetáculo. 

Destaque da etapa foi o piloto Roberto Wuthstrack Jr (kart 16): largando em último lugar 2ª bateria foi escalando o pelotão e com uma pilotagem impecável venceu a bateria com folga. Entretanto, a exemplo da primeira bateria, com a penalização de 5s a vitória ficou com Jorge Fernandes (kart 77), seguido por Paulo Rossetti (kart 38), Antonio Mandalozzo (kart 72), Wesley Piva (kart 37) e Oscar Alves (kart 109).

COPA FEKA 

A partir da próxima etapa, além dos Campeonatos FEKA e FEKA SUPER SENIOR, teremos o início da disputa da COPA FEKA 2019, que será o somatório dos pontos dos pilotos nas etapas 4, 5 e 6. Para a COPA FEKA participam todos os pilotos, exceto os cinco primeiros colocados no campeonato FEKA 2019, que são: Paulo Rossetti, Antonio Mandalozzo, Leandro Ferreira, Jorge Fernandes e Wesley Piva.

Próxima etapa será disputada dia 03/08/2019 no Kartódromo de Registro-SP.

Matéria: Adalberto C. Urbanetz - Jornalista por hobby e Piloto FEKA licenciado