ETAPA 1 - 2019

KARTÓDROMO BETO CARRERO

Com o maior grid da história da FEKA, foi realizada sábado (16/03/2019) no kartódromo Beto Carrero, a primeira etapa dos Campeonatos FEKA 2019 e FEKA SUPER SENIOR 2019.

A prova, em parceria com a RA Racing, foi realizada junto com o maior endurance de rental kart de Santa Catarina (CEKI 6H). Contou com a direção de prova da RA Rancing, sob supervisão da FAUESC e motores fornecidos pela empresa Cuca Racing (São Paulo).

A prova teve transmissão ao vivo, com um show de imagens e efeitos especiais (https://youtu.be/TITtWaov66Y)

Cercada de muita expectativa a prova contou com um grid formado por 32 pilotos de alto nível técnico, proporcionando inúmeras disputas com muita adrenalina na pista.

Seguindo o modelo utilizado pela FEKA em anos anteriores, logo após a tomada de tempo o pelotão foi formado diretamente na pista para largada da 1ª bateria, que teve na pole position o piloto Paulo Rossetti (38) com o tempo de 56,298s. Vale destacar que do tempo do pole position ao 10º lugar, a diferença foi de 0,3 segundos, mostrando o equilíbrio entre os pilotos.

Após a largada as disputas começaram de forma muito intensa, formando-se pelotões intermediários onde as posições mudavam a cada volta. Entre os primeiros também aconteceram diversas ultrapassagens com alternância de posições, contudo nenhum piloto conseguiu disparar na frente, os cinco primeiros ficaram muito próximos até bandeirada final da bateria.

Detalhe: durante a 1ª bateria ocorreu um "apagão" no sistema de cronometragem, sendo a prova paralisada com bandeira vermelha. Resolvido o problema foi feita a relargada em fila indiana. Os cinco primeiros na 1ª bateria foram: Paulo Rossetti (38), Jorge Fernandes (77) - ambos estreantes na FEKA, seguidos pelo tri-campeão Leandro Ferreira (21) e Antonio Mandalozzo (72). Outro estreante, Tick Saliba (11) chegou em P4 mas foi desclassificado por falta de peso.

Conforme regulamento, para 2ª bateria houve a inversão de metade do grid (16 posições), tomando-se por base a ordem de chegada da 1ª bateria. Para esta bateria também houve a inversão dos motores conforme previsto, o que tornou a prova ainda mais interessante.

Várias disputas aconteceram nos diversos pelotões que se formaram. Os pilotos que chegaram nas primeiras colocações na 1ª bateria largaram no meio do grid e começaram a escalada de posições em busca de melhores colocações, o que proporcionou uma prova com muitas ultrapassagens e um belo espetáculo. Os cinco primeiros da 2ª bateria foram: Leandro Ferreira (21), Carlos Andrey Jr (82), Jorge Fernandes (77), Tick Saliba (11) e Paulo Rossetti (38).

Os destaques da 2ª bateria foram o piloto Leandro Ferreira, que com uma pilotagem impecável largou em 13º e após acirradas disputas chegou em 1º lugar e na somatória foi o grande vencedor da etapa, e o piloto Tick Saliba, que largou na última posição (P30) e chegou em P4.

Vale destacar também o desempenho do piloto Paulo Rosseti, que mesmo com uma das mãos fraturadas venceu a 1ª bateria e finalizou a etapa em segundo lugar geral.

Próxima etapa será disputada dia 04/05/2019 no Kartódromo de Registro-SP.

Matéria: Adalberto C. Urbanetz - Jornalista por hobby e Piloto FEKA licenciado


Curta as fotos desta etapa na nossa página no facebook

www.Facebook.com/fekakartclub